Lidl Portugal: contratos sem termo são a nova regra
O Lidl Portugal, através
de comunicado de imprensa, informou no passado dia 11 que, a partir do início
de Abril, todos os novos contratos serão realizados sem termo, bem como a
criação de 850 novos postos de trabalho durante o ano de 2017, numa medida que visa
ao aumento da estabilidade e das condições de trabalho de todos os
colaboradores.
O Lidl Portugal, presente
no país há 22 anos, tem apostado desde sempre na captação de talento e no seu
desenvolvimento, através da formação, e privilegiando o progresso de carreiras
dentro da empresa e as condições de trabalho de excelência. Para a empresa, os
colaboradores são base para o sucesso e têm de ter voz, daí a importância que
atribui à criação de vínculos laborais e relações profissionais estáveis. A
decisão de efetuar novos contratos sem termo está implicada na estratégia
global para captar e reter o melhor talento, uma vez que a estabilidade e as
condições de trabalho dos colaboradores é algo referido não como um custo, mas
como “um investimento na sustentabilidade do negócio”. Desta forma, o Lidl cria
condições de trabalho adequadas aos seus recursos humanos e às suas
expectativas de crescimento no seio da empresa, levando a que estes se sintam
mais valorizados, sejam mais empenhados e motivados.
De um ponto de vista
teórico-legal, um contrato sem termo, também designado por contrato de trabalho
por tempo indeterminado, está indicado no Art. 147º do Código do Trabalho e tem
como principais vantagens a estabilidade profissional que se reflete na
estabilidade pessoal, na ótica do colaborador, e a possibilidade de
enquadramento em alguns dos incentivos à criação de emprego disponibilizados
pelo Governo na ótica do empregador.
Em Portugal, a regra vem
sendo a realização de contratos a termo, como é referido por Luísa Oliveira e
Helena Carvalho em “A precarização do emprego na Europa”, aumentando a
precariedade e os sentimentos de insegurança, “com impactos significativos não
apenas nas condições de trabalho e de emprego dos indivíduos, mas também em
seus modos de vida”. A alteração da norma por parte de uma empresa com a
dimensão do Lidl é um remar contra a maré, voltando a por em foco e acima de
tudo o bem-estar, tanto económico como pessoal, dos seus colaboradores.
Deixamos alguns links
para vários artigos que tratam da transformação do mercado de trabalho, da
precariedade laboral e dos seus efeitos:
- https://www.researchgate.net/profile/Helena_Carvalho3/publication/262555136_Precarious_Employment_in_Europe/links/56ba812808ae3af6847d8931.pdf
- http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-66572002000200003
- http://www.seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5489/3119
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