Quebrar Todas as Regras



Existem diversas opiniões sobre se um gestor deve potencializar os pontos fortes das suas equipas e esquecer os pontos fracos, ou então ajudar os seus colaboradores a melhorar as suas fraquezas. No trecho da entrevista seguinte, vemos uma abordagem de Michael, um gestor que quebra todas as regras, e é gerente de um restaurante refinado detido por uma grande empresa hoteleira no Pacific Northwest.


“GALLUP: Tem um segredo para construir equipas excelentes?

MICHAEL: Não. Não creio que haja um segredo. Penso que o melhor que um gestor pode fazer é garantir que todos estejam confortáveis, sendo quem são. Repare, todos temos incertezas. Não seria fantástico se, no trabalho, não tivéssemos de confrontar as nossas inseguranças a toda a hora? Não tentei emendar Brad, Susan, Gary ou Emma. Não tentei transformá-los em clones uns dos outros. Tentei criar um ambiente no qual eram encorajados a serem mais como já eram. Desde que não passassem por cima uns dos outros e desde que satisfizessem os clientes, não me importava que fossem todos diferentes.



GALLUP: Como é que conseguiu ficar a conhecê-los tão bem?

MICHAEL: Passava muito tempo com eles. Ouvia. Levei-os a jantar, beber uns copos em conjunto. Recebi-os em casa para passarem férias. Mas, acima de tudo, estava apenas interessado em quem eles eram.


GALLUP: Não é injusto tratar as pessoas de maneira diferente?

MICHAEL: Penso que não. Creio que as pessoas querem sentir-se compreendidas. Tratá-las de maneira diferente ajuda a que se sintam únicas. Se sei que um dos meus empregados é o principal sustento da família, então, desde que tenha um bom desempenho, será mais provável que lhe dê horas melhores do que a alguém que é estudante. O estudante poderá ficar um pouco aborrecido, mas quando lhe explico a situação, normalmente acalma-se. Além disso, ele passa a saber que eu vou estar mais atento à sua situação pessoa, quando ele precisar de um favor especial. É sempre uma boa mensagem a passar.


GALLUP: Qual é a sua abordagem para despedir um empregado?

MICHAEL: Fazê-lo rapidamente, quando mais depressa melhor. Se uma pessoa tem, consistentemente, um mau desempenho, poderá pensar que lhe está a fazer um favor ao esperar. Não está. Na realidade, está a tornar as coisas piores.


GALLUP: Há mais alguma coisa que gostasse de nos contar sobre as suas experiências enquanto gestor?

MICHAEL: Talvez apenas isto: um gestor tem de se lembrar que está no palco todos os dias. O seu pessoal está a observá-lo. Tudo o que se faz, tudo o que diz e a forma como o diz, dá pistas aos seus empregados. Estas pistas afetam o desempenho. Por isso, nunca esquecer que está em palco.


Portanto, este é o Michael. Ou pelo menos, um excerto de Michael, Durante a nossa pesquisa ouvimos milhares de gestores como Michael e centenas de milhares de empregados que trabalham para gestores como Michael. Algumas das opiniões de Michael são comuns – nunca passar a batata quente, fazer poucas promessas e cumpri-las todas. Mas a maior parte do seu depoimento é revolucionário – o seu desejo de ajudar todos os empregados a tornarem-se mais como já são; a sua disponibilidade para tratar cada pessoa de forma diferente; o seu desejo de se tornar um bom amigo dos seus empregados; a sua aquiescência de que não pode mudar as pessoas, que a única coisa que pode fazer é facilitar; a sua natureza confiante. Michael, tal como todos os grandes gestores, quebra as regras da sabedoria convencional.”

Fonte:

Coffman,Curt e Buckingham,Marcus.(2011). Primeiro, Quebre Todas as Regras. Lua de Papel. p.13-18

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