Blended Learning: tradição, inovação e tecnologia
“Jean Piaget, um célebre
biólogo suíço, desenvolveu a teoria da epistemologia genética. “Mas o que é
esse palavrão?” – você deve ter pensado. Vamos ver a explicação passo a passo
(que é mais simples do que parece). Segundo Piaget, a epistemologia genética consiste
na descrição dos processos de produção do conhecimento científico. Em outras
palavras, o que o biólogo desenvolveu e estudou em profundidade, é a forma como
cada ser humano desenvolve sua inteligência.”
“Não é novidade que
aprender é de suma importância. O quotidiano pode ser considerado como uma
escola, com aulas das mais diversas formas, que colocam o ser humano,
constantemente, em posição de aluno.”
“Entrando agora no âmbito
da aprendizagem, as únicas formas de ensino conhecidas pela maioria são as
tradicionais: compostas por uma sala de aula com carteiras, quadro, professor e
alunos. No entanto, esse texto breve tem como objetivo mostrar para você,
leitor, que essa forma tradicional não é a única (e em relação a diversidade
das personalidades, talvez nem sempre seja a mais eficaz, conforme Piaget).”
“Pensando dentro de um
contexto empresarial, suponhamos que você seja funcionário de uma empresa e
esteja assistindo aulas para aprender um novo conteúdo exigido pelo seu chefe.
Ao acompanhar, anotar, ouvir e perguntar, sua sensação ao sair da classe é de
entendimento completo e de preparação para aplicar as novas técnicas
assimiladas. Porém, temos a seguinte questão: é apenas no ambiente de ofício
que as coisas realmente acontecem. A real apreensão de qualquer conteúdo ou
atividade se dá na prática, e nesse momento, o professor não estará ao lado de
cada aluno a fim de auxiliar. Pensando assim, um suporte que pudéssemos
consultar sempre que quiséssemos seria de grande ajuda, não? – “Seria. Mas onde
encontraríamos algo assim?” – no Blended Learning.”
“O Blended Learning
(“aprendizado misturado”, traduzido do inglês) consiste numa junção das
práticas de ensino tradicionais e novas. Como derivado do E-learning, prática
de ensino à distância através de plataformas online e atividades nas quais o
aluno interage com o professor sem precisar estar no mesmo espaço físico, o
B-Learning é uma mistura das técnicas presenciais com as virtuais. “Mas como
isso acontece?” – Vamos lá. Imagine que após um encontro presencial, os
treinandos possam aprofundar seus estudos em um ambiente virtual, que fará com
que além do contato face a face, haja também algo que ultrapasse isso, tendo a
mesma eficiência. “O que?” - um suporte. Tal ajuda consiste na disponibilidade
de tutores e consultores para a resolução de qualquer dúvida na aplicação
prática dos conceitos, como aulas gravadas, transmissões ao vivo, fóruns e
chats de temas pertinentes ao dia-a-dia de quem é treinado. É possível ainda
que nesse mesmo ambiente virtual os alunos possam se preparar melhor para os
encontros presenciais, acessando os mais profundos e variados tipos de
materiais disponíveis online, possibilitando que o momento dos debates e
práticas sejam mais ricos e produtivos.”
“Portanto, o B-learning,
não só dentro do contexto corporativo, mas também do educacional em geral, é
uma tática de grande eficácia que traz uma nova visão do mundo pedagógico e
aumenta o interesse pela aprendizagem, ao passo que atende as necessidades de
todos os envolvidos. Esse novo método agrega valor a toda uma era de ensino
tradicional e, não obstante, abre cada vez mais espaço para ter seu lugar fixo
num futuro mais próximo do que imaginamos.”
Comentários
Enviar um comentário