Um modelo de valorização de colaboradores internos


“O Grupo Volvo Brasil, já foi eleito por diversas vezes como a melhor empresa para se trabalhar, em 2008, 2011 e 2014 estando entre as cinco melhores desde 2007. O título é reflexo da postura da empresa que visa a valorização dos colaboradores. Jornada flexível, amplo pacote de benefícios e a possibilidade carreira são alguns dos atrativos que o grupo oferece.”

“O processo de contratação e retenção de colaboradores é baseado em um plano de carreira, onde cada colaborador elabora o que deseja para seu futuro profissional dentro da empresa, se deseja por exemplo, sair da unidade de Curitiba (principal sede da organização no Brasil) e buscar uma vaga em outro país, como China e Índia ele tem esta possibilidade. É diferente de outras empresas, os colaboradores que almejam uma vaga em outro país, tem a infraestrutura necessária para aprender a cultura, os procedimentos e regras da empresa lá, além de um treinamento oferecido para o aprendizado de novos idiomas. A possibilidade de uma carreira internacional diversifica o quadro de colaboradores da empresa, que estimula a diversidade nos ambientes de trabalho.”

“Pensar no futuro na empresa é uma característica dos colaboradores Volvo. A empresa tem um índice baixo de rotatividade, e há colaboradores com 20 anos de empresa misturados aos novos talentos. E diferente do que se possa imaginar o choque entre as gerações é pequeno, graças aos treinamentos oferecidos a cada novo colaborador. A integração é um fator importante, pois leva os novos integrantes da companhia a aprenderem a cultura da organização e depois ao serem direcionados aos seus setores passam por um novo treinamento especifico para a função. Assim, a força de trabalho tende a trabalhar melhor como engrenagem, sem deixar de estimular e passando uma imagem consistente do quadro de cada função na organização.”

“Com uma rotatividade pequena e muitos colaboradores, o processo para formação de lideranças e feito por meio de uma lista onde os candidatos a futuros cargos vão sendo escalados. A lista não é divulgada para evitar uma competitividade excessiva, mas os colaboradores sentem que estão tendo uma oportunidade quando são encarregados de novos projetos, ou quando assumem o cargo de liderança na ausência do líder, por exemplo. Nesse ponto o conhecimento que a empresa possui de cada colaborador, por meio dos processos de feedback, é determinante paras as promoções.

O que a Volvo vem fazendo pelos seus profissionais serve de exemplo para outras organizações. Eles não procuram o colaborador perfeito, eles o lapidam até a forma desejada, não só pela empresa, mas para o próprio. A valorização do trabalho de todos alinhadas ao conhecimento do quadro e funções que os colaboradores exercem fazem com que a empresa evolua cada vez mais, e de maneira consciente. Preservando os valores da organização.”


Fonte:

http://www.insightcompany.com.br/novidades/artigos/um-modelo-de-valorizacao-de-colaboradores-internos/

Comentários

Mensagens populares