Um modelo de valorização de colaboradores internos
“O Grupo Volvo Brasil, já
foi eleito por diversas vezes como a melhor empresa para se trabalhar, em 2008,
2011 e 2014 estando entre as cinco melhores desde 2007. O título é reflexo da
postura da empresa que visa a valorização dos colaboradores. Jornada flexível,
amplo pacote de benefícios e a possibilidade carreira são alguns dos atrativos
que o grupo oferece.”
“O processo de
contratação e retenção de colaboradores é baseado em um plano de carreira, onde
cada colaborador elabora o que deseja para seu futuro profissional dentro da
empresa, se deseja por exemplo, sair da unidade de Curitiba (principal sede da
organização no Brasil) e buscar uma vaga em outro país, como China e Índia ele
tem esta possibilidade. É diferente de outras empresas, os colaboradores que
almejam uma vaga em outro país, tem a infraestrutura necessária para aprender a
cultura, os procedimentos e regras da empresa lá, além de um treinamento
oferecido para o aprendizado de novos idiomas. A possibilidade de uma carreira
internacional diversifica o quadro de colaboradores da empresa, que estimula a
diversidade nos ambientes de trabalho.”
“Pensar no futuro na
empresa é uma característica dos colaboradores Volvo. A empresa tem um índice
baixo de rotatividade, e há colaboradores com 20 anos de empresa misturados aos
novos talentos. E diferente do que se possa imaginar o choque entre as gerações
é pequeno, graças aos treinamentos oferecidos a cada novo colaborador. A
integração é um fator importante, pois leva os novos integrantes da companhia a
aprenderem a cultura da organização e depois ao serem direcionados aos seus
setores passam por um novo treinamento especifico para a função. Assim, a força
de trabalho tende a trabalhar melhor como engrenagem, sem deixar de estimular e
passando uma imagem consistente do quadro de cada função na organização.”
“Com uma rotatividade
pequena e muitos colaboradores, o processo para formação de lideranças e feito
por meio de uma lista onde os candidatos a futuros cargos vão sendo escalados.
A lista não é divulgada para evitar uma competitividade excessiva, mas os
colaboradores sentem que estão tendo uma oportunidade quando são encarregados
de novos projetos, ou quando assumem o cargo de liderança na ausência do líder,
por exemplo. Nesse ponto o conhecimento que a empresa possui de cada
colaborador, por meio dos processos de feedback, é determinante paras as
promoções.
O que a Volvo vem fazendo
pelos seus profissionais serve de exemplo para outras organizações. Eles não
procuram o colaborador perfeito, eles o lapidam até a forma desejada, não só
pela empresa, mas para o próprio. A valorização do trabalho de todos alinhadas
ao conhecimento do quadro e funções que os colaboradores exercem fazem com que
a empresa evolua cada vez mais, e de maneira consciente. Preservando os valores
da organização.”
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